terça-feira, 12 de julho de 2011


                                           As oficinas do SPE


As oficinas do SPE foram muito dinâmicas e instrutivas, para tirar nossas dúvidas e acrescentar ainda mais nossos conhecimentos.
 Os trabalhos que realizamos em sala de aula foram muito importantes para a nossa vida e nossa convivência pessoal.
Aprendemos sobre a prevenção de DSTs (AIDS, herpes, gonorréia etc.), ao uso de camisinhas e outros tipos de anticoncepcionais (camisinha feminina e masculina, pílula, etc)
Vimos em um dos trabalhos á forma mais comum de estereótipos.
                                     

                                           Adolescência


É a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância  e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competência que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolesc%C3%AAncia


terça-feira, 5 de julho de 2011

Autoestima


O que é auto-estima? Alguns autores e a maioria dos leigos dizem: É gostar de si mesmo, valorizar-se! Outros dirão: É ter uma opinião positiva de si mesmo, ter uma boa imagem de si. Há quem defenda: É ser confiante, acreditar em si e em sua capacidade. E se pedimos para explicarem melhor estas afirmações e fazerem uma diferenciação entre amor-próprio, auto-conceito, auto-imagem, autoconfiança e auto-estima, parece difícil. Mas, vamos tentar facilitar isso tudo, até porque as afirmações acima não estão erradas ao definir auto-estima, mostram-se, talvez, incompletas. Acredito ser uma definição mais adequada apresentarmos auto-estima como a opinião acerca de si (auto-conceito), somada ao valor ou sentimento que se tem de si mesmo (amor próprio, auto-valorização), adicionado a todos os demais comportamentos e pensamentos que demonstrem a confiança, segurança e valor que o indivíduo dá a si (autoconfiança), nas relações e interações com outras pessoas e com o mundo. Então, não estamos falando apenas de um sentimento que temos por nós mesmos. Mais que isso, estamos falando de pensamentos e comportamentos que temos relacionados a nós mesmos.

 Fonte: http://www.inpaonline.com.br/artigos/voce/auto_estima.htm